Maldita Politicagem
A política até pode parecer uma maldição cotidiana, mas é uma tensão impregnada em nossas vidas que merece ser destrinchada. O “Maldita Politicagem” é um podcast educacional e de divulgação científica de temas da Ciência Política e Sociologia. Junte-se a nós, Alessandro Tokumoto e Luiz Domingos Costa, em discussões semanais e pouco convencionais, para tentar tornar a politicagem menos maldita.
Maldita Politicagem
#21 - A questão indígena e o desmonte da Funai, com Mauro Leno
“Tudo o que acontece de ruim no Brasil, acontece primeiro aos povos indígenas”. Com essa frase, o antropólogo e indigenista Mauro Leno inicia a sua entrevista ao Maldita Politicagem. Ele discorre sobre os modelos de genocídio praticados em diferentes momentos contra os povos indígenas e pontua a trajetória de atuação da FUNAI. Essa trajetória tem a recente marca do desmonte, que antecede ao governo Bolsonaro mas se acentua fortemente a partir de 2019. E culmina no assassinato de Bruno Pereira e Dom Phillips no Vale do Javari em junho de 2022.
O Maldita Politicagem é um projeto independente. Se você gosta do conteúdo, contribua com a nossa campanha de financiamento coletivo para que possamos aprimorá-lo e ampliá-lo :
https://apoia.se/malditapoliticagem
----
Referências:
CARNEIRO DA CUNHA, Manuela. Povos da megadiversidade: o que mudou na política indigenista no último meio século. Piauí, Rio de Janeiro, n. 148, Janeiro 2019.
CARNEIRO DA CUNHA, Manuela . O Futuro da questão indígena. Estudos Avançados , São Paulo, v. 12, p. 1-16, 1994.
CARNEIRO DA CUNHA, Manuela. Índios no Brasil: história, direitos e cidadania. São Paulo, Claro Enigma, 2012.
CODATO, Adriano; LOBATO, Tiemi e CASTRO, Andréa Oliveira. “VAMOS LUTAR, PARENTES!” As candidaturas indígenas nas eleições de 2014 no Brasil. Revista Brasileira de Ciências Sociais [online]. 2017, v. 32, n. 93 [Acessado 13 Junho 2022].
COULTHARD, Glen S. Subjects of empire: Indigenous peoples and the ‘politics of recognition’in Canada. Contemporary political theory, v. 6, n. 4, p. 437-460, 2007.
INESC, INA. Fundação anti-indígena: um retrato da Funai sob o governo Bolsonaro. Brasília-DF, junho de 2022. Disponível em: https://www.inesc.org.br/wp-content/uploads/2022/06/Fundacao-anti-indigena_Inesc_INA.pdf. Acesso em 16 de junho de 2022.
LADO B DO RIO NOTÍCIAS 106: Desmonte da Funai. Entrevistada: Andrea Prado. Locução: Fernanda Castro. Rio de Janeiro, Central3, 15 de junho de 2022. Podcast. Disponível em: https://www.central3.com.br/lado-b-noticias106-desmonte-da-funai/. Acesso em 15 de junho de 2022.
LEWIS, Norman. Genocídio. Piauí, Rio de Janeiro, n. 148, Janeiro 2019.
VALENTE, Rubens. Os fuzis e as flechas: história de sangue e resistência indígena na ditadura. Editora Companhia das Letras, 2017.
VIVEIROS DE CASTRO, Eduardo. No Brasil, todo mundo é índio, exceto quem não é. Povos Indígenas no Brasil, agosto 2006. Disponível em: https://pib.socioambiental.org/files/file/PIB_institucional/No_Brasil_todo_mundo_%C3%A9_%C3%ADndio.pdf. Acesso em 15 de junho de 2022.
----
Siga o Maldita Politicagem:
https://twitter.com/mpoliticagem
https://www.instagram.com/malditapoliticagem/
----
Edição, identidade visual e capa: Fabio Tokumoto
Roteiro e coexplanação: Luiz Domingos Costa e Alessandro Tokumoto