
Maldita Politicagem
A política até pode parecer uma maldição cotidiana, mas é uma tensão impregnada em nossas vidas que merece ser destrinchada. O “Maldita Politicagem” é um podcast educacional e de divulgação científica de temas da Ciência Política e Sociologia. Junte-se a nós, Alessandro Tokumoto e Luiz Domingos Costa, em discussões semanais e pouco convencionais, para tentar tornar a politicagem menos maldita.
Maldita Politicagem
#11 - Diáspora Autoritária - Filhotes da ditadura
A eleição de Tancredo Neves e a posse de José Sarney para a Presidência da República em 1985 marcam o fim do ciclo dos militares no poder e o retorno à democracia. Entretanto, muitos daqueles que serviram fielmente à Ditadura continuaram atuantes durante décadas na política democrática. Essa sobrevivência é descrita pela noção de ‘diáspora autoritária’, quando os filhotes das ditaduras criam novos partidos ou migram para os opositores ao regime militar. Essa continuidade é um obstáculo crucial para a superação do legado autoritário e para a consolidação da democracia.
O Maldita Politicagem é um projeto independente. Se você gosta do conteúdo, contribua com a nossa campanha de financiamento coletivo para que possamos aprimorá-lo e ampliá-lo :
https://apoia.se/malditapoliticagem
----
Referências:
ALBERTUS. Michael; DEMING, Mark. Branching out: consequences of the dispersion of authoritarian elites across state and government in Latin America. Democratization, v. 28, n. 3, pp. 539-561, 2021.
LOXTON, James; POWER, Timothy. Introducing authoritarian diasporas: causes and consequences of authoritarian elite dispersion. Democratization, v. 28, n. 3, pp. 465-483, 2021.
POWER, Timothy. The brazilian military regime of 1964-1985: legacies for contemporary democracy. Iberoamericana, 16, no. 62 (May-August 2016): 13-26.
-----
Se quiser apoiar:
https://apoia.se/malditapoliticagem
Para seguir nossas redes:
https://twitter.com/mpoliticagem
https://www.instagram.com/malditapoliticagem/
Expediente
Edição, identidade visual e capa: Fabio Tokumoto
Roteiro e coexplanação: Luiz Domingos Costa e Alessandro Tokumoto